RESUMO
Este guia tem por objetivo disponibilizar, através de uma linguagem simples e um layout agradável, informações a respeito de diversos temas relacionados com a experiência de ir e estar no Japão, bem como os meios disponíveis para se alcançar essa meta. A consulta ao guia pode proporcionar aos interessados, economia de tempo significativa neste processo de ambientação cultural e legal.
O Guia de Sobrevivência no Japão é fruto de um trabalho de pesquisa, atualização de informações e revisão dentre as diversas fontes disponíveis em diversos sítios da internet. A vantagem de consulta deste guia se dá pela reunião das informações em um só trabalho adicionado ao apontamento da fonte, quando for necessário um aprofundamento maior.
Esse trabalho surge a partir de um trabalho acadêmico que pretende passar por atualizações e incorporações sucessivas com a finalidade de, em futuro não muito distante, possuir um acervo de informações relacionadas consideráveis.
Sumário
CONHECENDO A GEOGRAFIA
QUANDO IR?
DOCUMENTAÇÃO
PASSAGENS
PREPARATIVOS PARA A VIAGEM
DESEMBARQUE.
CHEGUEI, E AGORA?
MORADIA
LIXO
SAÚDE
TELEFONES ÚTEIS
NEGÓCIOS
TRABALHO
BANCOS
CORREIOS
COMÉRCIO
TRANSPORTES
TRÂNSITO
ETIQUETA JAPONESA
BOLSAS E PROGRAMA
EDUCAÇÃO
GUIA DE CONVERSAÇÃO
REFERÊNCIAS
CONHECENDO A GEOGRAFIA
QUANDO IR?
As melhores épocas do ano para se ir ao Japão é durante a primavera (março à maio) e outono(setembro à novembro), quando as temperaturas são mais amenas. Durante a primavera pode-se admirar o florescer das cerejeiras. O verão (junho à agosto) costuma apresentar altas temperaturas e um clima úmido, mas é exatamente nessa época que acontece os principais festivais e quando é permitido subir o Monte Fuji. O inverno é rigoroso, mas propicio para os amantes de esportes relacionados a estação.
DOCUMENTAÇÃO
O primeiro passo para quem pretende ir ao Japão é se ocupar com a documentação.
Passaporte
A solicitação de emissão de passaporte deve ser requerida através de preenchimento de formulário eletrônico e agendamento no site da Policia Federal, http://www.dpf.gov.br. O requerente deve recolher uma taxa de R$ 156,07 e comparecer na data agendada com os originais dos documentos solicitados, disponível em: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria. O prazo para emissão é de 6 dias. Menores de 18 anos necessitam da autorização ou a presença de ambos os pais para sua solicitação.
A duração da validade é de cinco anos. O passaporte não pode ser renovado e requer a emissão de um novo passaporte quando a validade expirar.
Autorização de viagem
Quando um menos de 18 anos não estiver viajando acompanhado de ambos os pais é necessário a apresentação de autorização de viagem que pode ser emitida em qualquer cartório, deve ter firma reconhecida, possuir duas vias e constar validade de 2 anos.
Visto de entrada
A solicitação de visto de entrada deve ser solicitada junto a um Consulado do Japão, presente em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Manaus, Recife, Curitiba e Porto Alegre, e a exigência de documentação para sua solicitação varia conforme o status solicitado. Os principais tipos de vistos são:
• Visto de Curta Permanência: Turismo ou visita a amigos, visita a parentes, negócios;
• Visto de transito;
• Visto especifico: Destinado a pessoas casadas com cidadãos japoneses ou com ascendência japonesa. Em alguns consulados e em alguns casos é necessário a apresentação do Certificado de Elegibilidade( documento requerido junto a emigração japonesa);
• Visto comum: Para estudantes, atividades culturais e trainee. Também é necessária a apresentação de Certificado de Elegibilidade.